domingo, 24 de março de 2013

Rádio e TV - Mídias na Educação

A introdução de rádio e tv nas escola diz respeito as possibilidades de utilização dos recursos da mídia no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares. 
O rádio é  um meio de trabalho para o ensino aprendizado da língua portuguesa. É uma forma de exercitar o ouvir, assim com a televisão e o vídeo também pode contribuir para as atividades e práticas em sala. São possibilidade educacional que atrai todos os alunos gerando interesse e incentivo e através dos Projetos Políticos Pedagógicos e das ações pedagógicas criativas é possível construir e elaborar uma educação diferente, a partir da utilização dessas mídias. Antes da internet o rádio e a televisão era um ponto de encontro entre muitas pessoas. No entanto o rádio na escola é um meio de comunicação que mais pode ampliar a oralidade, porque tem como característica direta a comunicação oral, há maior semelhança com a linguagem cotidiana. O acesso aos meios de comunicação, no caso o rádio, é um passo para a conquista da cidadania.

O rádio é a escola dos que não têm (sic) escola. 
É  o jornal de quem não sabe ler; 
é o mestre de  quem não pode ir à escola; 
é o divertimento  gratuito do pobre; 
é o animador de novas  esperanças, 
o consolador dos enfermos e o guia  dos sãos – 
desde que o realizem com espírito  
altruísta e elevado. 
(Roquette Pinto) 



Um comentário:

  1. Muito boa a discussão que ocorreu em sala durante os seminários. Possibilitou o aprofundamento dos conhecimentos referentes ao tema, além de complementar meus conhecimentos que utilizei para desenvolver o meu tema.

    ResponderExcluir

Vamos estabelecer conexões, deixe seu comentário