O rádio é um meio de trabalho para o ensino aprendizado da língua portuguesa. É uma forma de exercitar o ouvir, assim com a televisão e o vídeo também pode contribuir para as atividades e práticas em sala. São possibilidade educacional que atrai todos os alunos gerando interesse e incentivo e através dos Projetos Políticos Pedagógicos e das ações pedagógicas criativas é possível construir e elaborar uma educação diferente, a partir da utilização dessas mídias. Antes da internet o rádio e a televisão era um ponto de encontro entre muitas pessoas. No entanto o rádio na escola é um meio de comunicação que mais pode ampliar a oralidade, porque tem como característica direta a comunicação oral, há maior semelhança com a linguagem cotidiana. O acesso aos meios de comunicação, no caso o rádio, é um passo para a conquista da cidadania.
O rádio é a escola dos que não têm (sic) escola.
É
o jornal de quem não sabe ler;
é o mestre de quem não pode ir à escola;
é o divertimento
gratuito do pobre;
é o animador de novas esperanças,
o consolador dos enfermos e o guia
dos sãos –
desde que o realizem com espírito
altruísta e elevado.
(Roquette Pinto)
Muito boa a discussão que ocorreu em sala durante os seminários. Possibilitou o aprofundamento dos conhecimentos referentes ao tema, além de complementar meus conhecimentos que utilizei para desenvolver o meu tema.
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